

A comunidade portuguesa da Freguesia do Ó, sob o comando de Padre Armênio Nogueira, criou a Confraria do Fado com objetivo de reunir portugueses e descendentes para, em momentos de congraçamento, conversarem e matar a saudade de Portugal, sob o som do fado, cantado em alto nível.
O evento é realizado nas dependências da Pastelaria Condessa Brasileira da Rua Bonifácio Cubas, Freguesia do Ó. Francisco Tomás Gil, proprietário da casa, declara-se fanático pelo Benfica, e para dar ênfase ao congraçamento, disponibiliza o espaço que serve de palco para os encontros que se tornaram marcantes, pelo excelente nível dos participantes da Confraria que acaba de realizar sua 4 reunião.
O último encontro contou com as apresentações de cantores brasileiros que interpretam o fado com a alma lusitana. Ao final das respectivas apresentações, foram efusivamente aplaudidos.
Ciça canta profissionalmente desde 1998 e Vinícius com 19 anos de idade, já se declara um fadista apaixonado. “Gravei um CD de fados para presentear e homenagear meu avô em seu aniversário e a partir daí tudo foi acontecendo”.
Francisco Tomás diz que nos encontros promovidos pela Confraria em seu restaurante são servidos comidas e vinhos de primeira linha para a apreciação dos amantes da boa culinária.
